sábado, 28 de novembro de 2009

Uma possível solução!

Programa Proconve

Procurando viabilizar um programa de controle de emissões veiculares que fosse tecnicamente factível e economicamente viável, o Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA criou, em 1986, o programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE – Resolução nº 18/86 do CONAMA.
Programa este, bem aceite e elogiado por todos os segmentos envolvidos, considerado, mesmo a nível internacional, como um dos mais bem elaborados para o controle de emissão em fontes móveis.
O PROCONVE tem como objectivos a redução dos níveis de emissão de poluentes nos veículos automotores, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico nacional, tanto na engenharia automotora como em métodos e equipamentos para a realização de ensaios e medições de poluentes.
O PROCONVE impõe limites máximos de emissões de poluentes (CO, HC, Nox, CHO, Emissões Evaporativas e Material Particular) em processos de certificação de veículos nacionais e importados. Desde a sua implantação, já reduziu as emissões de poluentes dos veículos novos em cerca de 90%, através da introdução de melhorias tecnológicas (catalisador, injecção electrónica, canister, EGR, PCV, LDA, etc.).
A melhoria da qualidade dos combustíveis também está sendo perseguida pelo PROCONVE, que, em parceria com a PETROBRÁS e a ANFAVEA vem conseguindo resultados expressivos: a retirada do chumbo da gasolina, a adição de álcool à gasolina, a redução gradativa do teor de enxofre do óleo diesel são alguns exemplos.
Uma das substâncias mais tóxicas emitidas pelos veículos é o chumbotetraetila, usado como anti-detonante na gasolina. Hoje, com a adição de até 24% de álcool anidro à gasolina, a Petrobrás fornece gasolina sem chumbo.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Consequências da poluição sonora provocada pelos transportes na condição humana

Nos grandes centros urbanos, devido à proximidade dos aeroportos, dos caminhos de ferro, das auto-estradas e de outras vias rodovias de tráfego intenso, as pessoas são diariamente confrontadas com ruídos e barulhos ensurdecedores produzidos pelos motores ou buzinas de automóveis, de camiões, de motos e motorizadas, de transportes públicos que circulam nas ruas e de estradas em constante frenesim.
Este fenómeno, muito frequente no nosso dia a dia, pode trazer muitas consequências à saúde humana, das quais os especialistas destacam:
-A surdez irreversível;
-A irritação das pessoas;
-O "stress", que pode levar a perturbações no sono, tornando-o mais leve;
-Alterações no sistema nervoso;
-Fadiga;
-Alucinações;
-Doenças psíquicas;
-Impotência sexual.


Quais são os principais gases poluentes emitidos pelos transportes?




CO2 (gás carbónico ou dióxido de carbono), produzido pela queima de qualquer produto e pelo processo da respiração.
Não é tóxico, mas é responsável pelo efeito estufa, aumentando assim a temperatura média do planeta Terra;

CO (monóxido de carbono), altamente tóxico, sendo incolor e inodoro, matando por asfixia.
O CO tem grande afinidade pela hemoglobina, proteína do sangue responsável pelo transporte de oxigénio e do dióxido de carbono. Ligando-se a ela, impede a circulação desses gases. Por isso não se deve nunca deixar veículos ligados em lugares pouco ventilados. Para diminuir sua emissão, hoje se usa o catalisador;

Poeiras, compostas por sulfatos, sais de metais, lixo de partículas de sílica e carbono ou por sprays líquidos, que podem provocar várias reacções no organismo dos seres vivos e alterações climáticas;

Óxido de enxofre, que formam a chuva ácida;

Óxido de nitrogénio;

Álcool;

CFC, gás utilizado nos equipamentos de ar condicionado.

HC (hidrocarbonetos), compostos orgânicos voláteis (constituídos por carbono e hidrogénio) que têm origem na evaporação da gasolina que ocorre no motor dos veículos. Em conjunto com os óxidos de azoto, os hidrocarbonetos reagem com a luz solar e formam o “smog”: uma solução coloidal, como a poeira e o fumo observados nos veículos rodoviários.

Nox.

Sabias que...

Quanto à poluição atmosférica provocada pelos transportes...

O sector dos transportes é responsável por 21 % do total das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) na UE-15 (excluindo o transporte aéreo e marítimo internacional)?

O transporte rodoviário, só por si, é responsável por 93 % do total das emissões do sector dos transportes?

Os países que registaram o aumento mais significativo das emissões de GEE (excluindo o transporte marítimo e aéreo) originadas pelos transportes entre 1990 e 2004 foram o Luxemburgo e a Irlanda (respectivamente 156 % e 140%) ?

A excessiva emissão de certos gases poluentes pelos transportes pode ser, muitas vezes, razão de diversas doenças? (Ex: inflamações, cancro, etc)



Quanto à poluição sonora provocada pelos transportes...


O ruído e aos barulhos ensurdecedores produzidos pelos motores e buzinas dos transportes podem trazer graves consequências à saúde humana? (Ex: stress, fadiga, alucinações, surdez, etc)

Actualmente, os veículos automotores são a maior causa de poluição sonora no mundo?